Psicodelizando
Meditação

Meditação como forma de cura

Um estudo publicado no July Journal of Psychiatric Practice revela que a prática da Meditação Zen e sua irmã secular, a Meditação Mindfulness, reduz efetivamente a depressão, a ansiedade e a dor, além de ser benéficos para a saúde psicológica geral e gestão do stress naqueles com doenças médicas e psiquiátricas.

É o mais recente de muitos estudos que sugerem que uma prática aprimorada por monges japoneses em templos remotos há 1.400 anos pode combater doenças como câncer de mama, asma, obesidade, diabetes, hipertensão, HIV, PMS e síndrome do intestino irritável.

A Meditação Mindfulness treina o cérebro para liberar medo, ansiedade e outras emoções negativas. Isso diminui o estresse e aumenta a função imunológica, haja vista que ativamente pensamentos e emoções formam nossos cérebros, para melhor ou pior.

“A atividade mental requer atividade neural; A atividade neural esculpe a estrutura neural”, diz o neuropsicólogo Rick Hanson, fundador do Instituto Wellspring para Neurociência e Sabedoria Contemplativa. À medida que novos neurônios se formam constantemente, ele diz, “mudanças na mente associadas a mudanças no sistema neural deixam vestígios duradouros na estrutura do cérebro.’’

Meditação
Meditação colabora para para o funcionamento de nossa cabeça

 

“Neurônios que disparam fios juntos. Os traços neurais se tornam estados mentais.”

Como uma toalha molhada, “a mente toma a forma de tudo o que repousa sobre. Se você rotineiramente descansa sua mente na autocrítica, raiva ou ruminação ansiosa, sua mente tomará uma forma negativa.”

O estudo também revela que oito semanas de meditação mindfulness pode criar mudanças estruturais positivas no hipocampo que acalmam o sistema de alarme do cérebro.

Essa é certamente a razão pela qual, somente em 2007, os prestadores de cuidados de saúde aconselharam mais de 6 milhões de americanos a usar meditação e terapias relacionadas a mente-corpo.

Poderia uma antiga prática espiritual colocar antidepressivos, analgésicos e outros produtos farmacêuticos à prova?

“As abordagens baseadas na atenção plena podem efetivamente substituir os medicamentos para alguns pacientes”, afirma o professor associado da Universidade de New Mexico, Bruce Smith, que liderou um estudo de 2008 que examina os poderes da meditação contra depressão, estresse, compulsão alimentar e dor.”

“Naturalmente, os medicamentos estão prontamente disponíveis, bem comercializados e se encaixam com o valor que a nossa sociedade coloca em soluções rápidas”, acrescenta Smith. “O desafio em relação à atenção plena é motivar as pessoas a praticar o suficiente para onde elas realmente começam a ver os benefícios”.

Hanson instrui aqueles sob seu cuidado para começar por meditar apenas um minuto por dia.

“Um”, diz ele,” é infinitamente mais do que zero”.

Anderson